Como as tecnologias matemáticas podem amplificar a sua aprendizagem

Imagine fazer uma conta de divisão por 7 dígitos sem o auxílio de uma calculadora. Embora seja possível, é claro que o resultado com uma calculadora aparece bem mais rápido. Além disso, perde-se muito pouco ou nada em termos de conhecimento ao se utilizar uma calculadora, concorda? Bem, existem muitas outras tecnologias e mais sofisticadas que podemos agregar aos nossos estudos para potencializar os nossos resultados em termos de aprendizagem. É sobre isso que trataremos neste artigo.

O que são tecnologias matemáticas?

Tecnologias matemáticas são recursos que facilitam o treinamento e a aprendizagem matemática. Neste sentido, tais tecnologias não precisam ser necessariamente digitais. Por exemplo, régua e compasso são exemplos de recursos tecnológicos que estão associados à aprendizagem matemática. Conforme citamos na introdução, a calculadora também é um exemplo de tecnologia matemática.

Esses recursos tecnológicos vêm sendo desenvolvidos desde a antiguidade. Veja-se o ábaco por exemplo, que antecedeu a calculadora em mais de 5.500 anos! É da natureza humana buscar formas de potencializar os resultados através das tecnologias, e priorizar as atividades que nos distinguem como seres humanos, como criatividade por exemplo.

Neste sentido, a tecnologia impacta todos os ramos de atividade humana e com a aprendizagem matemática não é diferente. Infelizmente ainda perdura em nossa cultura um sistema educacional obsoleto que, em termos de matemática, prioriza atividades repetitivas e monótonas no lugar de criatividade e resolução de problemas complexos.

Felizmente este cenário obsoleto está fadado ao fracasso, e nós que fazemos a Matemática Revista temos o prazer e o privilégio de fornecer conteúdos e treinamentos que fazem mais sentido ao nosso contexto atual. Em particular no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades valiosas para o futuro do mercado de trabalho.

A seguir apresentarei 5 tecnologias que podem potencializar (e muito!) a sua aprendizagem matemática, assim como faz a calculadora para as operações elementares.

5 tecnologias matemáticas para amplificar a sua aprendizagem

1 – WolframAlpha

O WolframAlpha é um recurso de inteligência computacional que calcula e fornece respostas usando algoritmos avançados e inteligência artificial. Além do site, existe também aplicativo para dispositivos móveis, para você acessar de qualquer lugar. Esse é um recurso muito interessante, que vale a pena explorar – e abrange muitas outras áreas além da matemática.

Para utilizá-lo, basta acessar o aplicativo ou o site e digitar o que quer saber no campo disponível. Embora exista uma sintaxe própria, assim como o software Mathematica, a inteligência do WolframAlpha consegue entender a linguagem corrente (em inglês).

2 – GeoGebra

O nome deriva de uma combinação de Geometria e Álgebra, e é muito útil para o estudo de geometria, álgebra, estatística e cálculo. Esse recurso está disponível em múltiplas plataformas, com aplicativos para desktops, tablets e web.

3 – Octave

GNU Octave é um software apresentando um alto nível de linguagem de programação. Com ele até matemáticos profissionais experientes podem se beneficiar, pois auxilia a resolver problemas lineares e não lineares numericamente, e auxilia também em outros experimentos numéricos usando uma linguagem que é compatível com MATLAB. Também esse software está disponível em múltiplas plataformas.

4 – Planilhas Eletrônicas

Um recurso simples, com muitos tutoriais disponível, as planilhas eletrônicas (como a do Google, por exemplo) são uma ferramenta bastante eficaz para muitos estudos matemáticos, especialmente sobre estatística. Para um recurso mais completo, recomendamos o software R.

5 – Livros

Pode parecer brincadeira, mas não é. Os livros são uma das tecnologias matemáticas mais antigas e que tem sido sub-utilizada. Neles o conhecimento foi cuidadosamente estruturado e revisado e, embora possam ocorrer erros isolados, constituem uma valiosa fonte de aprendizados. Através dos livros, podemos aprender qualquer coisa com os melhores profissionais que existem ou existiram no mercado. Então, valorize e desfrute dessa fonte de aprendizados tão valiosa.

Como aprender a usar as tecnologias matemáticas a favor de sua aprendizagem

Neste ponto, espero que tenha ficado claro como as tecnologias matemáticas podem potencializar a sua aprendizagem. Apresentamos 5 exemplos dessas tecnologias, mas é preciso desenvolver a habilidade de lidar com cada uma delas. Mesmo para os livros matemáticos existem estratégias para obter o melhor proveito possível. Por fim, em cada uma dessas tecnologias, nós podemos te guiar para o melhor uso. Envie-nos uma mensagem clicando no botão abaixo que te retornaremos em breve

Leia também: Como resolver problemas matemáticos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *