Como ter alta performance na aprendizagem matemática

Uma das grandes vantagens competitivas que podemos ter é o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem. Desse modo, é vital desenvolvermos a capacidade de aprender em alta performance. E através de técnicas de aprendizagem matemática, podemos transportar essa habilidade para outros ramos do conhecimento. Portanto, este post é para você que não se contenta em ser mediano e quer atingir seu máximo potencial de aprendizagem como um todo, e matemática em particular.

Introdução

Alta performance na aprendizagem é sobre aprender de forma mais rápida e melhor. Assim, através de métodos eficientes podemos acelerar nossa capacidade de aprender, com mais equilíbrio e tempo. Com isso, alavancamos nossas oportunidades de desenvolvimento.

Em particular no que diz respeito à matemática, existem mitos e tabus que precisam ser desconstruídos. Essa é uma disciplina tida como sendo muito difícil de aprender, seja por falta de experiência ou por falta de uma orientação adequada.

Dito isso, são poucos os princípios essenciais que precisamos nos atentar para ter uma alta performance na aprendizagem matemática, que passamos a descrever com mais detalhes a seguir:

  • Corpo e mente ultra conectados;
  • Desenvolva e cultive habilidades de foco;
  • Gerencie sua energia e prioridades, não o seu tempo;
  • Estude matemática como um profissional;
  • Eleja seus mentores com sabedoria.

Corpo e mente ultra conectados

A aprendizagem matemática é um ato mental, e a forma como você cuida de seu corpo interfere diretamente no funcionamento da sua mente. Por exemplo, são fatores para você estar atento:

  • Qualidade do sono;
  • Alimentação;
  • Atividade física.

Porventura você já notou como sua mente fica alerta após uma boa noite de sono ou uma atividade física intensa? Também já observou como se sente cansado após uma alimentação rica em carboidratos? Por isso recomendamos que se exercite e cuide do seu sono e da sua alimentação. Para tanto, é importante contar com o auxílio de profissionais qualificados.

Assim como o estado de seu corpo, o cuidado com a sua mente influencia diretamente na sua capacidade de aprendizados. Por exemplo, uma mente serena e em silêncio tende a produzir melhor performance na aquisição e retenção de novos conteúdos. Portanto, recomendamos práticas de consciência que favoreçam um estado ótimo para a aprendizagem. Algumas práticas incluem:

  • Silêncio e meditação;
  • Contato com a natureza;
  • Música e
  • Relacionamentos de qualidade.

Por fim, você deve ter sua própria rotina de autocuidados. Esse é o maior diferencial para uma alta performance na aprendizagem.

Desenvolva e cultive habilidades de foco

No livro Trabalho Focado, o autor Cal Newport apresenta de maneira clara que o foco é uma das habilidades mais valiosas no mundo atual. Isso acontece porque sem foco, nos distraímos do que realmente é importante e não conseguimos construir nada significativo.

Neste sentido, para conseguirmos dar nossa máxima contribuição em um trabalho (ou estudo), precisamos nos livrar de todas as distrações. Então, quando for estudar, coloque o celular no modo avião, ou ao menos desative todas as notificações e tire de seu campo de visão tudo o que não for relevante para o estudo que estiver realizando.

Além disso, uma técnica bastante útil que vai te permitir focar no que realmente importa é a Técnica Pomodoro. Por exemplo, vai te permitir ser bem mais produtivo em um período de tempo pré-determinado para essa finalidade. Aqui na Matemática Revista utilizamos a técnica do pomodoro dobrado, que consiste no seguinte: 3 blocos de tempo absolutamente focados em uma única atividade por 55 minutos, com intervalos de tempo de 5 minutos. Por fim, o último intervalo é mais longo, de 15 a 30 minutos. Mas, certifique-se de voltar logo ao seu foco principal.

No parágrafo anterior falei sobre a única coisa. Neste sentido, há um livro fabuloso sobre a importância de focarmos na única coisa mais importante a cada momento, que vai gerar o máximo de impacto possível. O livro é A Única Coisa dos autores Gary Keller e Jey Papasan.

Experimente e veja por si só sua produtividade aumentar em níveis surpreendentes.

Gerencie sua energia e prioridades, não o seu tempo

Todas as pessoas do mundo tem as mesmas 24h para empregar seu tempo, atenção e energia. Então, o que é que diferencia as pessoas mais bem sucedidas das demais? É a gestão de prioridades e energia, não do tempo.

Acima, quando falamos sobre a conexão corpo-mente, indicamos como gerenciar sua energia através de sono, alimentação e atividade física de qualidades. Agora vou falar um pouco sobre a gestão de prioridades, com ensinamentos que aprendi através do livro Zen To Done (ZTD), do Leo Babauta. É um sistema simples de produtividade, baseado na filosofia zen, e consiste no seguinte:

  • Tenha um sistema simples e confiável (nós utilizamos o aplicativo Todoist) para capturar todas as informações e tarefas que lhe ocorrer. Coloque todas as informações em uma pasta de entrada;
  • Ao final de cada dia, processe as informações da pasta de entrada, direcionando cada tarefa para pastas apropriadas e já agendando, se possível. Das suas tarefas, selecione as 3 Tarefas Mais Importantes (TMIs), que você vai realizar no dia seguinte;
  • No dia seguinte, realize suas 3 TMIs logo no início do dia;
  • No início de cada semana (fazemos isso aos domingos), selecione suas tarefas principais da semana. Lembre-se de incluir uma ou duas dessas grandes tarefas em suas TMIs diárias

Esses são os princípios essenciais do ZTD. Um sistema simples de gestão de prioridades que vai lhe permitir focar no que realmente importa.

Estude matemática como um profissional

Um matemático profissional é seletivo ao que empregar atenção. Assim, ele entende que são realmente poucos princípios essenciais que precisa compreender. O foco deve ser nos seguintes aspectos:

  • Primeiramente, conceitos e definições chave;
  • Em segundo lugar, resultados principais: compreensão plena dos resultados e passo a passo das demonstrações;
  • Em terceiro lugar, exemplos e contra-exemplos de importância crítica para compreender os resultados e definições principais;

Por último, mas não menos importante, você deve fazer exercícios a fim de verificar e consolidar sua aprendizagem.

Eleja seus mentores com sabedoria

Poucos caminhos vão ser mais eficazes do que encontrar o mentor certo na hora certa. Em suma, um mentor é um profissional que já trilhou o caminho de aprendizagem que você está percorrendo, e pode te indicar por erros e acertos as melhores estratégias.

Desse modo, para saber como escolher seu mentor, recomendamos este artigo.

Dito isso, nós da Matemática Revista oferecemos o serviço de mentoria matemática individual e em grupo. Para acessar nossa lista de espera, por favor preencha o formulário clicando no link abaixo:

1 comentário em “Como ter alta performance na aprendizagem matemática”

  1. Pingback: O que é matemática avançada? - Matemática Revista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *