O que é filosofia matemática?

A filosofia matemática, ou filosofia da matemática, é um ramo da filosofia que investiga a natureza e a metodologia da matemática e se preocupa em entender o lugar da matemática na vida das pessoas e sociedade.

Assim como a filosofia se preocupa com questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, razão, mente e linguagens, quando se trata de filosofia matemática o objetivo é tratar dessas questões no que tange a natureza matemática.

Correntes da filosofia matemática

As principais correntes da filosofia matemática são: Platonismo, Logicismo, Intuicionismo, Formalismo, Nominalismo, Ficcionalismo e Construtivismo.

Em primeiro lugar, o Platonismo defende que a matemática existe em um mundo ideal e que nós apenas a descobrimos. Já o logicismo defende que toda a matemática pode ser reduzida à lógica, e que deve existir uma teoria axiomática que justifique toda a matemática existente. Por sua vez, o Intuicionismo afirma que existem proposições que não podem ser nem verdadeiras nem falsas.

Já o formalismo, tem como consequência que a matemática é uma criação humana formada por tautologias sem sentido algum. Agora, o nominalismo acredita que a matemática não tem sentido algum e o ficcionalismo acredita que a matemática é uma ficção.

Finalmente, o construtivismo acredita que a matemática é uma construção mental.

Algumas questões da filosofia matemática

Algumas das principais questões que a filosofia matemática se preocupa são:

  • Qual é a origem dos objetos matemáticos?
  • Como definir o conceito de beleza e elegância associadas às demonstrações matemáticas?
  • Qual é a relação entre lógica e matemática?
  • Existem entidades matemáticas?
  • Qual a influência da experiência sobre as abstrações matemáticas?
  • Existe o infinito?
  • Qual a utilidade da matemática?
  • Números imaginários descrevem a realidade física?
  • e assim por diante

Para se aprofundar

Uma leitura inspiradora sobre aspectos da filosofia matemática na prática é o livro A Experiência Matemática dos autores Philip Davis e Reuben Hersh.

Além disso, no Instagram da Matemática Revista estamos postando consistentemente temas pertinentes à filosofia matemática com o objetivo de expandir a consciência de nossa audiência em relação à Matemática.

Leia também: Como ler livros matemáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *