O que é matemática avançada?

A princípio existem duas maneiras de pensar sobre o que vem a ser matemática avançada: uma é sobre o nível de escolaridade, que começa na graduação e vai até a pós-graduação e pesquisa científica. Além disso, uma outra maneira de pensar é em termos de habilidades matemáticas, que vão das básicas até as avançadas. Neste post mostraremos que a segunda maneira é mais assertiva.

Fundamentos da matemática avançada

A matemática é um instrumento para a razão e o raciocínio. Assim, matemática básica consiste em habilidades rudimentares de pensamento e resolução de problemas. Com isso, de forma alguma fazer pesquisa matemática científica significa que se está desenvolvendo matemática avançada! Há pesquisadores de matemática (considerados no patamar mais alto da arte de fazer matemática) cujo trabalho envolve uma abordagem rudimentar, bem como há estudantes do ensino básico cuja abordagem matemática pode ser considerada avançada.

Dito isso, consideramos matemática avançada como sendo habilidades avançadas de aprendizagem matemática e resolução de problemas. A seguir vamos falar um pouco melhor sobre esses dois aspectos.

Em primeiro lugar, as habilidades avançadas de aprendizagem matemática envolvem uma abordagem estratégica e assertiva de se aprender matemática em alta performance. Veja este artigo que escrevemos sobre como ter alta performance na aprendizagem matemática. Lá explicamos em detalhes o que significa e como desenvolver tais habilidades avançadas de aprendizagem matemática.

Em segundo lugar, as habilidades avançadas de resolução de problemas envolvem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Além disso, as habilidades de resolução de problemas é uma das mais valiosas para o futuro do mercado do trabalho (veja esta referência). Assim, vale muito a pena a dedicação e o esforço para aprender como resolver problemas complexos em matemática.

Como desenvolver as habilidades de matemática avançada

Agora que chegamos a este ponto, imagino que você está se perguntando quais são as melhores estratégias para desenvolver tais habilidades de matemática avançada, certo?

Nós da Matemática Revista proporcionamos esse treinamento com excelência, através de cursos online, mentorias individuais ou em grupo e materiais gratuitos em nosso site e Instagram.

Nossas vagas para mentoria estão esgotadas neste momento, mas você pode ter prioridade ao assinar nossa lista de espera:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *